Representantes da Câmara Municipal de Extrema participaram da importante reunião que apresentou dados como equilíbrio financeiro e atuarial do PREVEXTREMA.

Visando discutir e preservar o equilíbrio financeiro e atuarial dos servidores ativos, inativos e pensionistas do quadro efetivo do município de Extrema, foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Extrema na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, a importante apresentação do cálculo atuarial data base 2018 do PREVEXTREMA.

A apresentação foi realizada pela empresa Libertas & Associados, seus representantes a atuária Sabrina Amélia de Lima Silva, a advogada Anna Carolina Ianino Lima Andrade e o diretor Miguel Augusto Barbosa Dianese.

A atuária apresentou dados importantes para os participantes da reunião, entre eles o equilíbrio financeiro e atuarial, englobando contribuições e rendimentos futuros, compensação a receber e saldo atual dos investimentos, aposentadorias e pensões concedidas e a conceder. A atuária ainda explicou que “ os Regimes Próprios de Previdência Social dos servidores públicos, como é o caso do município, devem realizar esse tipo de avaliação atuarial inicial e em cada balanço utilizando-se parâmetros gerais, para organização e revisão do plano de custeio e benefícios”.

O conselheiro André enalteceu importante discussão feita pelos servidores: “é preciso analisar, discutir e conhecer os parâmetros para estudos do que pode ser feito em benefício dos servidores”, disse André Aparecido Borges.

Ao final da apresentação a atuária Sabrina, destacou também que toda medida que impactar na folha dos servidores deve ser precedida de estudo de impacto atuarial, e que a assessoria atuarial deve ser contínua e realizada por profissional habilitado.

plano de custeio

sim